terça-feira, 3 de agosto de 2010

Batuque Salubre é atração do 8º Festejo do Tambor Mineiro


Quem participa do Festejo do Tambor Mineiro deste ano é o grupo Batuque Salubre. O grupo vai tocar ritmos variados como samba, maracatu, samba reggae, samba enredo, reggae e funk.

Criado em 2007, o Grupo Batuque Salubre é formado por 92 crianças e adolescentes de seis a 16 anos do Morro das Pedras, comunidade da Região Oeste de Belo Horizonte. O grupo é o resultado do curso de Percussão da Escola de Artes do Programa Comunidade Saudável, realizado pelo Instituto Unimed-BH. A formação técnica dos integrantes fica a cargo do Grupo Cultural Arautos do Gueto.

Sobre o Programa Comunidade Saudável
Baseado nas diretrizes do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH, o Programa Comunidade Saudável volta-se para a promoção da saúde, oferecendo oportunidades de lazer, acesso à cultura e desenvolvimento profissional a populações que vivem no entorno dos hospitais da Unimed-BH.
O trabalho começou pelas vilas do Morro das Pedras, vizinhas ao Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH. Para viabilizá-lo, o Instituto Unimed-BH firmou parcerias com organizações sociais e com a Prefeitura de Belo Horizonte, em especial a Administração Regional e a Escola Municipal Hugo Werneck.
O programa oferece uma Escola de Artes, com oficinas de dança de rua, balé e percussão para crianças e adolescentes. As aulas ocorrem sempre na escola municipal, aos fins de semana, contribuindo também para aproximar a comunidade do ambiente escolar. Ali também ocorrem palestras educativas sobre temas de saúde e meio ambiente, definidos em conjunto com o centro de saúde local e pelo interesse dos participantes, além de aulas de informática desenvolvidas para alunos, professores e a comunidade.

2 comentários:

  1. que divertido parece esse festejo com tambores da unimed bh! Adoro o arte em geral, a musica e a dança!

    ResponderExcluir