domingo, 8 de agosto de 2010

Músico Tom Nascimento é um dos destaques do 8º Festejo do Tambor Mineiro


Compositor e instrumentista de melodias vibrantes e cantor de voz potente e privilegiada. Assim é Tom Nascimento, reconhecido como um dos principais nomes da nova safra de compositores e cantores de Minas Gerais.
As músicas de Tom Nascimento têm como essência o ritmo e os valores da diáspora africana, das múltiplas vertentes da chamada black music, que é traduzida em canções provocadas pelo encontro da funk music, soul, R&B, blues, reggae e demais ritmos caribenhos com a brasilidade do samba, baião e embolada. Toda essa mistura gera uma sonoridade peculiar, em que Tom naturalmente performeia nesse balaio da música negra, com muito groove, alegria, musicalidade e versatilidade.
Tom Nascimento apresenta novo show “TecnoGroove”
Um passeio suingado, movido pelo original funk da soul music com paradas obrigatórias no reggae, salsa, afoxé e variações do samba (samba-funk, samba-rock...), que vai dar num punch que mistura, ainda, a percussividade aos timbres eletrônicos. Essa é a “viagem musical” proposta pelo novo show do cantor e compositor Tom Nascimento, intitulado “TecnoGroove” (vide músicas no player).
Acompanhado de banda com nova formação, Tom explora as potencialidades tecnológicas, como o uso de loop station, efeitos e samplers, incorporados às técnicas de afro-beatbox e as batidas percussivas do violão, uma das marcas dele enquanto instrumentista. “Eu sempre trabalhei com música mais orgânica e agora estou me rendendo à tecnologia para potencializar minhas músicas, mas sem perder minhas características”, diz Tom. No palco, é acompanhado nesse novo trabalho pelos músicos Paulo Maitá (baixo e samplers), Johnny Herno (percussão e efeitos), Dionatas Rodrigues (teclados), Rodrigo Gonçalves (bateria) e Ronei Silva (tecnoman - dubs e efeitos).
No repertório, pesam as músicas autorais, com novos arranjos e destaque para “Funk-se Rock-se”; “La Formica Teresa”, composta na Itália durante o verão europeu; “Assim Não”, parceria com Tattá Spalla; “Você Pode”, parceria com Nito Landau; e a já conhecida “Menina Bela”, além de algumas “releituras radicais” – como ele prefere chamar -, que é o caso do clássico de Alceu Valença, “La Belle de Jour”, que foi transformado em funk. Foi com o “TecnoGroove” que Tom Nascimento circulou no projeto “Música Minas”, do Governo do Estado, em que foi selecionado junto com outros 24 artistas mineiros e apresentou-se no Sesc Pompéia (São Paulo/SP), no Teatro Odisséia (Rio de Janeiro/RJ) e no festival “Estação Nordeste”, em João Pessoa/PB. O novo show também é referência de sonoridades, arranjos e repertório para o próximo CD de Tom Nascimento, em fase de pré-produção e, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2010.
Trajetória
Nascido em Belo Horizonte, mas crescido em Santa Luzia, na região metropolitana, Tom Nascimento possui 13 anos de carreira dedicados à música, como cantor, instrumentista e compositor. Iniciado no violão erudito, ainda nos bares encantou-se pela música popular brasileira e, especificamente, pelos ritmos e canções de origem africana, que vão do samba aos ritmos nordestinos, e que na música de Tom Nascimento encontram-se com o rhythm'n'blues, reggae e outros estilos para compor um “afropop” à mineira.
Em 2004, o artista foi convidado para ser vocalista da banda Berimbrown, posto que ocupou até 2006. Com a banda, o artista participou de três turnês pela Europa (Alemanha, Áustria e Suíça), foi destaque na mídia nacional e dividiu palcos e gravações com grandes artistas brasileiros, a exemplo de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Sandra de Sá, Gerson King Combo, dentre outros.
Em julho e agosto de 2008, Tom realizou a primeira turnê solo internacional pela Itália, com shows pelas cidades de San Remo, Bussana Vecchia, Bussana Mare e Vitimiglia. A composição “La Formica Tereza”, com letra em italiano e que mistura funk, salsa e ragga, teve vídeo-clipe gravado durante o último verão italiano. Ainda em 2008, o músico recebeu o Prêmio Mineiro de Música Independente e foi um dos artistas selecionados na primeira edição do programa Vozes do Morro.
Em 2008 e 2009 participou da Festa da Música com um show acústico, onde além de apresentar seu trabalho autoral brindou o público com releituras arrojadas da nossa vasta MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário