segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Sergio Pererê é mais uma das atrações do 8º Festejo do Tambor Mineiro
Iniciado na música ainda na infância, possui formação autodidata e muito cedo chegou a ter contato com grandes músicos, como o baterista Robertinho Silva e o percussionista Marcos Suzano. Influenciado pelo blues e rock progressivo, mas sem perder as raízes afro-brasileiras, liderou a banda Avone, trabalho no qual exercitou seu talento enquanto compositor. Mais tarde, fez experimentações na área da MPB ao lado dos violonistas Meliandro Gallinari e Rafael Trapiello e da flautista argentina Andréia Cecília Romero. O quarteto formava o Grupo Pedra de Tucum, que interpretava, além de canções próprias, clássicos da MPB.
Atuou como solista no espetáculo "Fogueira do Divino", assinado por Tavinho Moura e Fernando Brant, ao lado de Sérgio Santos, Marina Machado, Claudia Vale, Alda Resende, Mariana Brant, Toninho Marra, Geovanne Sassá e Santonne Lobato, sob a regência do Maestro Nelson Aires.
Desde 1995, junto com Santonne Lobato e Giovanne Sassá forma a banda Tambolelê, com a qual lançou dois discos e já se apresentou nas principais cidades do Brasil e diversos países das Américas e Europa. Da banda, surgiu o Bloco Oficina Tambolelê, que tem sido um dos grandes destaques em Minas Gerais no trabalho sócio-cultural com jovens de periferias.
Ao lado de Wagner Tiso no Rio de Janeiro, em 2002, viveu uma grande realização em sua carreira como cantor ao interpretar as canções para Chico Rei e Santa Efigênia, anteriormente gravadas por Milton Nascimento. Como um dos compositores mais significativo das novas linhagens da MPB, Sérgio Pererê possui os CDs solos e autorais "Linha de Estrelas" (2005), "Labidumba" (2008) e Alma Grande, Ao Vivo (2010). Admirado por diversos artistas do cenário nacional, já teve suas composições gravadas por Ceumar, Regina Souza, Titane, Eliana Printes, Anthônio e Mauricio Tizumba, além de ser cantado por grandes nomes como João Bosco, Milton Nascimento, Chico César, Vander Lee e Fabiana Cozza, sambista paulistana que gravará canções do compositor no seu próximo disco.
No teatro, Pererê ainda foi ator-cantor nos espetáculos "Besouro, Cordão-de-Ouro" e "Bituca - O Vendedor de Sonhos", em homenagem a Milton Nascimento, ambos dirigidos por João das Neves e que excursionaram por diversas capitais do Brasil.
Alma Grande
Alma Grande é resultado de uma apresentação realizada em agosto de 2009, na Biblioteca Pública Municipal, e faz um passeio pela obra de Pererê. O CD traz composições dos dois discos solo, Linha de Estrelas (2005) e Labidumba (2008); dos dois gravados com o Tambolelê, Tambolelê (2000) e Kianda (2002), além de músicas inéditas e canções que comporão o próximo disco de estúdio, Serafim, que está em fase de mixagem. "A decisão de lançar esse trabalho é, em primeiro lugar, emocional. O gênero ao vivo traz os erros e as emoções da apresentação: o aplauso, a participação do público, é tudo envolvente", explica o artista.
Com 26 anos de carreira e apenas 34 de idade, o álbum mostra as experimentações musicais de Pererê. Mesmo deixando de lado o batuque e o tambor típicos de seu trabalho e optando pela voz e violão, as raízes afro-brasileiras permanecem. "Não é uma mudança de estilo. Estou cantando as minhas músicas, mas com nova roupagem. Ou melhor, pode-se dizer que as canções estão seminuas, pois o arranjo fica em segundo plano. O que fará com que o público se atente para as letras", pontua.
Assim como no CD, o show tem participação do instrumentista Marcus Vianna. Para Pererê, o violino e os teclados do músico revelam o lado místico de sua poesia. "O violino de Viana é como uma orquestra inteira. Ele consegue dar um toque exotérico às minhas composições", diz.
Complementado à suavidade de Viana, Pererê convidou também o seu companheiro de estrada por mais de 15 anos e integrante do Tambolelê, Geovanne Sassá. "Ele traz movimentos africanos ao show, uma vez que sua música tem raízes mineiras. Busca inspiração no congado, moçambique, nos bois do Norte de Minas", d
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário