sábado, 31 de julho de 2010

Festejo do Tambor Mineiro 2009

Um pouquinho do que foi o Festejo do Tambor Mineiro do ano passado para a gente ir aquecendo:

Corte de Congo Catupé “Estrela do Oriente” no 8º Festejo do Tambor Mineiro


Conheça um pouco mais da bela história desta família de Bom Despacho que pela 1ª vez participa do Festejo do Tambor Mineiro:

Com a proteção de Deus e Nossa Senhora do Rosário e a bênção do Vigário Nicolau Ângelo Del Duca, fundou-se este Corte de Congo Catupé “Estrela do Oriente” no ano de 1910. Foi fundado por um negro conhecido na região por Zé Leite, residente às margens do córrego do Souza, fazenda do Germanos. Poucos eram os dançadores e os instrumentos muito primitivos, como reco-recos feitos de bambu, cabacinhas com conta de lágrimas, meia-luas feitas com folhas de lata, caixas formadas na madeira do pequi, amarradas e esticadas com fieiras feitas de couro de boi, sanfona de oito baixos. O fardamento era muito pouco. Nem todos conseguiam comprar e quando conseguiam eram roupas simples de pano xadrez. Chapéu de palha e algumas pessoas com precatas ou chinelos feitos com goma e couro de boi. Os outros dançavam de pé no chão, tudo na maior simplicidade. Dançavam e cantavam alegremente pelas ruas de nossa velha Bom Despacho.

Com o falecimento do Zé Leite, o corte passou ao comando do Capitão José Engracia. Negro alto, fala mansa, entendido nas artes das benzeções e rezas-forte, manteve o corte na mesma linhagem do antigo Capitão Zé Leite. Por esta ocasião, a família de Alberto Antônio Ribeiro se transferiu do povoado da chapada para a cidade de Bom Despacho, pasando esta família a integrar o corte. Nascia ai uma grande amizade entre o Sr. Alberto e José Engracia. O corte nesta época passou a se reunir para os seus ensaios e reuniões na casa do Sr. Alberto, na Vila Aurora.

Nesta ocasião, o corte já era bastante conhecido e admirado por todos, sendo sempre convidado a participar de festas que se faziam na região, com presença marcante por onde passava. O Sr. José Engracia faleceu deixando já em vida o comando do corte para o Sr. Alberto. Com o novo comando o corte passou a se apresentar em cidades mais distantes, com destaque para a festa de São Benedito, em Aparecida (SP), no ano de 1964, sendo o primeiro corte da região a se apresentar em tal festa. O corte se apresentou também na Festa do Bandeirante, no Bairro da Freguesia do Ó, na capital paulista em 1968. Conta-se desta festa que todos os estados da nação mandaram os seus representantes, vindo desde os Caboclos de Lança do Maracatú, representado os estados do Nordeste, aos homens de bombacha dos pampas gaúchos e suas cuias de chimarrão, passando pelos goianos e pantaneiros com suas violas de coxa e suas lindas Folias de Reis. Levando o nome dos mineiros o bom e velho reinado. Houve vários encontros e apresentações, sendo tudo transmitido pela antiga TV Tupi. Ao final da festa, diante do corpo de jurados, foi dada nota máxima ao corte, desbancando assim os demais concorrentes. Saudados pelos organizadores da festa e muito bem aplaudidos pelo público presente, foram conduzidos em carro aberto e escolta da polícia militar paulistana ao Museu da Freguesia do Ó, onde foram entregues os presentes e prêmios aos participantes do corte. Com grande foguetório, discursos e muitos aplausos dos paulistanos que, maravilhados, diziam: “Que dança mais bonita! Merece o nosso valor!”. Todos os jornais da capital registraram tal evento em suas páginas, que se tornou tema de uma moda caipira composta pela dupla “Bem-te-vi e Sabiá”.

Em 1974 faleceu o Sr. Alberto, sendo seu substituto o filho Miguel. Uma nova fase se inicia no corte, sendo os instrumentos antigos trocados por outros. Reco-recos, cabacinhas de contas de lágrima, meias-luas foram substituídos por pandeiros. As caixas de corda forma trocadas por caixas atarrachadas. No lugar da sanfona de oito baixos o acordeom de oitenta baixos. O fardamento simples recebeu mais incrementos. O chapéu de palha foi trocado pelo de lebre. E o corte alçou vôos mais altos, vindo a se apresentar em cidades maiores e em outros estados da nação. O Sr. Miguel com o seu corte foi ao estado do Rio de Janeiro, na cidade de Resende, na festa da Abolição da Escravatura, apresentado na Academia Militar das Agulhas Negras. Foram também ao estado de Goiás, em Itumbiara e na capital federal Brasília para as comemorações da Semana da Pátria. Grande respeito e admiração foram conquistados por este corte, tanto em Bom Despacho como em outros lugares por onde passaram. Em 31 de Maio de 2000 faleceu o Capitão Miguel, ficando o seu filho mais novo com a missão da continuidade aos trabalhos do pai. Agora a história de Luiz Alberto à frente do corte está sendo escrita...

Capitão Luis Aberto

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vem aí o Festejo do Tambor Mineiro

Quais os ingredientes para o Festejo do Tambor Mineiro 2010? Muito batuque, dança, shows e religiosidade. Essa contagiante mistura diversa vai chegar no auge no domingo, 22/08, a partir das 10h na rua Ituiutaba, no Bairro Prado em BH. Guardas de congado e grupos de percussão de todo o estado se reunirão para celebrar a cultura afro-brasileira na oitava edição do evento. Idealizado por Mauricio Tizumba, o Festejo terá programação diversificada, com mais de 10 atrações artísticas. Este ano o convidado especial é Chico César!

Info: www.festejotambormineiro.com.br

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Show Grupo Tambor Mineiro


Neste sábado, 10/07, 21h tem show do Tambor Mineiro no Teatro Dom Silvério (BH). Ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia. Mais informações: http://www.chevrolethallbh.boltbrasil.com.br/programacao/tambor-mineiro/

Apareça!!